Pesquisas em andamento

TESES

PESQUISADOR      TÍTULO                                             RESUMO
ROCHA, André Luis Franco da    Do Estranhamento à Conscientização: um diálogo problematizador frente à constituição da docência no ensino superior  A partir de um diálogo problematizador este trabalho de tese busca compreender como se desenvolve a docência de professores universitários no curso de licenciatura em Ciências Biológicas diurno da UFSC suscitando os limites e as possibilidades para sua formação permanente.
COAN, Cherlei Márcia
SLONSKI, Gladis Teresinha A inserção da dimensão ambiental na Educação Profissional e Tecnológica: investigando o Instituto Federal de Santa Catarina Esta tese busca compreender como a Educação Ambiental vem sendo incorporada na Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente no âmbito do Instituto Federal de Santa Catarina, com o intuito de discutir os limites e as possibilidades para a formação de sujeitos crítico-transformadores.
SIMAS FILHO, Jose Pedro  A Prova Floripa e sua relação com o Ensino de Ciências na Rede Municipal de Florianópolis  As avaliações externas de sistemas e redes de ensino constituem um tema de muita controvérsia na educação.  Avaliações como o PISA, SAEB e ENEM já vêm sendo foco de investigação e  de discussão nas universidades brasileiras, entretanto,  verifica-se poucas pesquisas sobre as relações dessas avaliações com o Ensino de Ciências. Considerando esse contexto,  a tese centra-se na ideia de que a Prova Floripa é uma avaliação que pode influenciar a prática avaliativa dos professores de Ciências e a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF). Sendo assim, a pesquisa objetiva investigar as compreensões dos professores de Ciências da RMEF acerca da Prova Floripa e os seus efeitos sobre o Ensino de Ciências.
GRAMOWSKI, Vilmarise Bobato

 

 

DISSERTAÇÕES

PESQUISADOR      TÍTULO                                             RESUMO
SIQUEIRA, Gisele Maurilda dos Santos Goedert  Educação em Saúde e os Sistemas Apostilados de Ensino: uma análise dos conhecimentos relacionados ao tema saúde O objetivo é pesquisar o tema saúde no material apostilado utilizado nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Florianópolis. Aponto a necessidade desse estudo para que a Educação em Saúde, como um importante tema transversal presente no currículo escolar, possa ser analisada a partir de um recurso metodológico recente que está ocupando gradativamente espaço nas escolas públicas municipais.
PROBST, Indjara
PAITER, Leila Lesandra Formação docente por área de conhecimento no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC. 

A pesquisa tem por objetivo analisar a formação docente por área de conhecimento – Ciências da Natureza e Matemática – do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC.
LEAL, Mayana Lacerda  A formação dos educadores do Projeto Revolução dos Baldinhos: uma análise a partir da educação ambiental crítico-transformadora.  Esta pesquisa tem por objetivo investigar, a partir da perspectiva crítico-transformadora, como se dá a formação dos educadores ambientais da Revolução dos Baldinhos, um projeto de Agricultura Urbana que realiza a compostagem de resíduos orgânicos em comunidades do Bairro Monte Cristo, Florianópolis, Santa Catarina.

 

TCCs

PESQUISADOR      TÍTULO                                             RESUMO
 ALBERTON, Nagilla Cristine  
 SANTOS, Thayla d’Avila dos